Doutrina Espírita e Evangelho

Encerrando a série de artigos sobre as diretrizes do Programa de Trabalho Permanente, trataremos a respeito do estudo da Doutrina Espírita e do Evangelho.

A Doutrina é um grande campo de investigações humanas, sendo seu principal objetivo a formação da mentalidade cristã, restaurando o evangelho de Jesus pelos recursos da ciência, da filosofia e da religião.

Podemos dizer em síntese, que o Espiritismo
em seu aspecto científico é um conjunto de conhecimento investigado; em seu aspecto filosófico, uma melhor relação com a vida, o cosmo e o Criador e, em seu aspecto religioso, a aproximacão com Deus.

O Éspiritismo é a chave que nos permite a compreensão de muitos escritos do Evangelho, sem nos apegarmos a aspectos místicos e frágeis, pois a Doutrina Espírita é resultado de longa observação e estudo.

Kardec afirma, que o Espiritismo vem abrir os olhos e os ouvidos de toda gente, pois fala sem figuras, nem alegorias, e levanta o véu intencionalmente lançado sobre certos mistérios, trazendo a consolação suprema aos deserdados
da Terra e a todos os que sofrem.

Revelar, do latim revelare, cuja raiz é velum, véu, significa literalmente sair de sob o véu e, figuradamente, descobrir, dar a conhecer uma coisa secreta ou desconhecida. A característica essencial de qualquer revelação tem que ser a
verdade.

O Evangelho – código de ética universal – nos apresenta um corpo de leis que devem nortear nossa vida como ser humano.

Kardec ensina ainda que, visando a restauração do Cristianismo, a Doutrina Espírita é baseada em fatos que demonstram os princípios básicos da doutrina cristã: eternidade da vida, responsabilidade de pensamentos, palavras e atos.

Para um adequado estudo do evangelho é desejável pesquisar os valores e os costumes da sociedade judaica.
Há ainda um grande trabalho a ser realizado, para compreendermos a profundidade dos ensinamentos do Mestre, os quais nos conduzirão à ascensão espiritual.

E cada um de nós pode contribuir para o trabalho de “revelar”, com o nosso exemplo de vida harmoniosa e pacífica. Vamos começar hoje mesmo a fazer a nossa parte!?

Avante! Salve a Doutrina de amor, luz, ciência, fé e consolação!

Adriana Lavarini – colaboradora do Grupo Scheilla

 

ESTATUTO SOCIAL DO GRUPO SCHEILLA

Art.9º. O Grupo Scheilla executa o Programa de Trabalho Permanente – PTP – do Movimento da Fraternidade, fundamentado na “Proposta de Trabalho” trazida pela Espiritualidade, em 16 de outubro de 1949, a que aludem os artigos 14 a 18 do Estatuto Social da OSCAL, com destaque para as seguintes diretrizes:

I – ensino e prática da Doutrina Espírita e do
Evangelho;
II – assistência social espírita;
III – tarefa de passes;
IV – formação de ambientes espiritualizantes.