Para entender e participar da comemofra!

Evento reúne jovens de todo o Brasil A COMEMOFRA é uma confraternização anual que já está em sua 29ª edição, reunindo as mocidades espíritas do Movimento da Fraternidade, outros jovens do movimento espírita e moradores e estudantes da Cidade da Fraternidade e Comunidade Silvio Rodrigues e tem os seguintes objetivos:
1. Integrar os jovens do movimento da fraternidade;
2. Divulgar e refletir o evangelho sob a luz da doutrina espírita;
3. Fortalecer as mocidades espíritas, propiciando através do encontro um intercâmbio fraterno para a troca de experiências;
4. Sensibilizar o jovem para os ensinamentos cristãos;
5. Conhecer o local e se aproximar da vida na Cidade da Fraternidade e Comunidade Silvio Rodrigues.

O evento ocorre todos os anos no período do carnaval e, em 2018, será do dia 10 a 13 de fevereiro, na Cidade da Fraternidade, que está situada no Município de Alto Paraíso – Estado de Goiás. O tema do ano de 2018 será: “Os tempos são chegados”.

COMEMOFRA é uma sigla que significa a Confraternização das Mocidades Espíritas  o Movimento da Fraternidade.
A responsabilidade da CIJ (Coordenação da Infância à Juventude) é coordenar os trabalhos do Ciclo Comemofra nas regiões que inclui os encontros anuais, sendo o principal deles a COMEMOFRA.

Como é uma estrutura muito grande e, muitas pessoas que são recebidas pelo evento, este acaba sendo dividido em áreas, sendo a Infância, Adolescência, Juventude, Cadu (que trabalha com os adultos). Dentro de cada uma dessas áreas, exceto a Cadu, existem três comissões chamadas de Comissões Pedagógicas, que são:

  • Comissão de Música – Compor, selecionar e apresentar na COMEMOFRA músicas de cunho espírita e/ou espiritualizante.
  • Comissão de Estudos – Elabora, organiza e detalha estudos a serem desenvolvidos no evento, buscando estar atenta ao Evangelho.
  • Comissão de Integração – Desenvolve atividades integrativas e artísticas, incorporadas com o programa de estudos.

Cada região fica responsável por uma ou mais comissões e, dentro dela, se organizam para fazer um ótimo trabalho , sempre com o apoio da CIJ – Coordenação da Infância e Juventude, e das coordenações dentro da sua área, como a CI – Coordenação de Integração, a CA – Coordenação Administrativa, e a CJ – Coordenação da Juventude.

Por ser um evento que abrange todo o Brasil e, consequentemente, um território muito grande,este   sendo dividido em regiões, sendo as RF (Regiões Fraternas) atuantes nos dias atuais:

1ª RF: Estado do Rio de Janeiro (Cambuci, Duque de Caxias, Itaperuna, Macaé, Niterói , Nova Friburgo, Nova Iguaçu, Petrópolis, Rio de Janeiro, Três Rios e Volta Redonda)

2ª RF: São Paulo [Interior de São Paulo (Águas da Prata, Araras, Campinas, Espírito Santo do Pinhal, Hortolândia, São Carlos, São João da Boa Vista, São José do Rio Pardo e Sto Antônio do Jardim) e Sul de Minas Gerais (Poços de Caldas e Pouso Alegre).